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A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável¸ pela coordenação de todo o sistema de avaliação institucional da Universidade, suas unidades academicas, seus cursos de graduação e de pós-graduação, bem como suas atividades de pesquisa e de extensão em conformidade com a autonomia a ela conferida por lei, a CPA realiza avaliações internas e propícia aos meios necessários a realização das avaliações externas. O objetivo das atividades de avaliação e das pesquisas realizadas pela CPA¸ a obtem e divulgação de informações que proporcionem uma leitura globalizada da realidade da instituição, que permite um visão pedagógica mais bem sucedida.
A Faculdade Educamais tem como missão investir em um processo de ensino-aprendizagem que capacite os seus egressos a atender as necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade com competência para formular, sistematizar e socializar conhecimentos em suas áreas de atuação.
1. O que é a CPA?
A sigla significa “Comissão Própria de Avaliação”, e trata-se do órgão da Faculdade Educamais que tem por finalidade coordenar a execução da Avaliação Institucional na IES, segundo critérios estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES (Lei nº 10.861, de 14/04/2004) objetivando a melhoria da qualidade da educação superior, o aumento permanente de sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social.
2. O que é a autoavaliação institucional?
Trata-se de um questionário online que é aplicado aos membros da comunidade acadêmica, visando identificar a percepção dos membros sobre a instituição em cinco aspectos:
3. Qual a composição da CPA?
A Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Educamais é formada por 12 representantes, sendo sete representantes titulares e cinco representantes suplentes. Ela é composta por cinco representantes do corpo docente, três titulares e dois suplentes; quatro representantes discentes, sendo dois titulares e dois suplentes; dois técnico-administrativos, sendo um titular e um suplente; e um representantes da comunidade externa, representando a sociedade civil organizada. A Comissão é dirigida por um presidente, que faz um elo entre o grupo de representantes e o núcleo técnico que operacionaliza o processo de autoavaliação da IES.
4. Como é feita a escolha dos representantes?
Para cada segmento é adotado um procedimento diferenciado, o presidente é designado pela Direção Geral da Instituição, os docentes são escolhidos mediante eleição entre os professores da IES; os técnicos-administrativos e os discentes, são escolhidos por meio de um processo de seleção, mediante candidatura e entrevista, já os representantes da sociedade civil-organizada, são efetivados mediante um convite da Instituição. Esses processos são amplamente divulgados entre os respectivos segmentos acadêmicos, para que o máximo de indivíduos possam conhecer e participar do processo.
5. Com que frequência ocorre a reunião ordinária da comissão?
O regulamento interno da CPA, estabelece que sejam realizadas duas reuniões semestrais, de acordo com o calendário acadêmico. No entanto, devido à frequência de avaliações externas (momento esse, em que é solicitada a presença dos representantes), pode ocorrer que as reuniões ordinárias da CPA ocorram com maior ou menor espaço de tempo.
6. Com que frequência ocorre a reunião da CPA com comissões de avaliação externa?
As reuniões da CPA com representantes do MEC/INEP ocorrem sempre que há processos de avaliação externa com visitas in loco e virtuais, são eles: credenciamento e recredenciamento da IES; reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso; recredenciamento da modalidade EAD, e recredenciamentos de polo. Essas visitas seguem uma rotina processual independente umas das outras, desse modo, pode ocorrer que não haja uma avaliação externa por meses, por outro lado, pode acontecer que se tenha duas ou mais avaliações externas sendo realizadas na mesma semana.
7. Os representantes recebem recursos financeiros para fazerem parte da CPA?
Não, a atuação dos representantes na CPA é voluntária, o que possibilita maior autonomia da Comissão para realizar uma análise independente, e quando necessário, exercer livremente seu direito ao contraditório e à crítica
8. De que modo o representante colabora para o processo de avaliação na instituição?
O representante é um elo entre a CPA e o segmento que representa, sua colaboração se dá de diferentes formas e em variados momentos. Durante sua atuação cotidiana, ele fica atento às demandas que surgem no contato com seus pares, bem como, na rotina de atividades que realiza no seu ambiente. Essa postura contribui para uma percepção da realidade de seu segmento, que é oportunamente apresentada nas reuniões ordinárias da CPA. Os representantes também atuam como uma instância fiscalizadora do trabalho realizado pela CPA, monitorando os resultados das avaliações, avaliando o andamento das atividades da equipe, sugerindo ajustes no processo de avaliação interna. Colaboram, também, para a divulgação dos resultados da CPA entre seus pares, e sua atuação como membros da Comissão em meio à comunidade acadêmica, contribui para a formação e fortalecimento de uma cultura avaliativa na Faculdade Educamais. Os representantes ainda possuem um importante papel perante os processos de avaliação externa, expondo às comissões a forma como atuam na CPA, e garantindo a lisura do processo de avaliação interna na IES.
9. Qual a importância da CPA para a qualidade do ensino?
A CPA desempenha um papel fundamental na promoção da qualidade do ensino da Faculdade Educamais, pois permite que a instituição avalie de forma sistemática seu desempenho e seus processos, identifique pontos fortes e fracos, e desenvolva ações para aprimorar a qualidade acadêmica e institucional. Além disso, a CPA contribui para a transparência e a prestação de contas da instituição, aumentando sua responsabilização (accountability), ao envolver diferentes segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada no processo auto avaliativo, e ao promover a divulgação dos resultados e a realização de ações a partir desses indicadores.
10. Qual a importância da participação dos alunos nos processos avaliativos da CPA?
A participação dos alunos nas pesquisas da CPA é fundamental para a promoção da qualidade da educação superior. Por meio da CPA, os alunos têm a oportunidade de avaliar os serviços prestados pela instituição, como a qualidade do ensino, a infraestrutura e os serviços de apoio ao estudante. Além disso, a participação dos alunos nas pesquisas da CPA permite que eles contribuam para o aprimoramento da instituição, por meio da apresentação de sugestões e recomendações para melhorar o desempenho acadêmico e institucional. A CPA é, portanto, uma importante ferramenta de participação e engajamento dos alunos na gestão da instituição, e sua participação é fundamental para garantir a qualidade da educação superior.
11. Como aluno, a minha participação nas pesquisas da CPA tem impacto na qualidade da minha formação ou mesmo na minha aceitação pelo mercado de trabalho?
Sim, a sua participação nas pesquisas da CPA pode trazer benefícios para a qualidade da sua formação e para a sua aceitação pelo mercado de trabalho, haja vista que a CPA tem como objetivo avaliar a qualidade dos cursos e identificar pontos fortes e fracos, além de promover melhorias na qualidade do ensino e na estrutura das instituições de ensino. Ao participar das pesquisas da CPA, você está contribuindo para esse processo de avaliação e melhoria, ajudando a identificar os pontos fortes e fracos do curso em que você está matriculado e contribuindo para o planejamento de melhorias que possam beneficiar a todos os estudantes. Além disso, as avaliações da CPA são divulgadas publicamente e podem ser utilizadas por empresas e instituições como critério para contratação de profissionais ou para seleção de estudantes para programas de pós-graduação. Portanto, se o curso em que você está matriculado tiver uma avaliação positiva da CPA, isso pode ser um diferencial na sua formação e uma vantagem competitiva no mercado de trabalho. Por isso, é muito importante que todos os alunos participem das pesquisas da CPA e contribuam para a avaliação e melhoria da qualidade do ensino oferecido pela Faculdade Educamais.
12. Como a cpa pode contribuir para o trabalho dos professores?
A CPA pode contribuir de diversas maneiras para o trabalho do professor, pois as pesquisas conduzidas por ela permitem que o docente identifique os pontos fortes e fracos no seu desempenho acadêmico, bem como, identifique oportunidades de melhoria. Os processos avaliativos também podem levar a mudanças na gestão da instituição, como a alocação de recursos e investimentos em determinadas áreas, que podem beneficiar diretamente o trabalho dos professores.
13. Como as pesquisas da cpa podem impactar as atividades dos profissionais técnico-administrativos da instituição?
O trabalho da CPA pode ter um impacto significativo nas atividades do corpo técnico-administrativo da Faculdade Educamais. As avaliações realizadas podem fornecer informações importantes sobre a qualidade dos serviços administrativos prestados pela instituição, incluindo a gestão de recursos humanos, a gestão financeira, a infraestrutura, entre outros. Com base nesses dados, a Instituição pode desenvolver estratégias para aprimorar os serviços administrativos, o que pode ter um impacto positivo nas atividades diárias do técnico administrativo.
14. Como os processos avaliativos da cpa podem auxiliar os coordenadores de cursos?
Os processos avaliativos conduzidos pela CPA podem auxiliar os coordenadores de cursos de diversas formas. Algumas dessas formas são:
15. Como é organizado o processo de avaliação interna?
A autoavaliação na Faculdade Educamais procura seguir fielmente as diretrizes do MEC e do INEP, para tanto, o projeto de avaliação institucional da CPA apresenta os indicadores que serão verificados, todos eles, reproduzindo a estrutura de “eixos avaliativos” do instrumento de avaliação institucional externa (de agosto de 2014), utilizado pelo MEC/INEP para os processos de credenciamento e recredenciamento institucional. O projeto da CPA estabelece ainda, todos os indicadores do instrumento, são analisados periodicamente, por meio de uma abordagem comparativa, em que se coteja os resultados e informações de um período, com o obtido em períodos anteriores.
16. Como são avaliados os eixos e seus indicadores?
A forma como se efetua o levantamento dos dados pode variar dependendo da ação avaliativa em questão. Caso se esteja avaliando a atividade docente ou discente, as condições de ensino ou trabalho, por exemplo, a coleta das informações é realizada por meio de questionário composto por questões objetivas e discursivas. Por outro lado, se o foco da avaliação é o desempenho de um determinado setor ou área da instituição, o levantamento dos dados pode ser feito utilizando questionários e, também, uma análise documental e/ou uma mensuração quantitativa de quesitos específicos (censo). A CPA dispõe de sistema de avaliação próprio, que permite o cadastramento, aplicação e tabulação dos resultados das pesquisas. Praticamente todas as pesquisas são realizadas on-line, a partir do acesso dos respondentes ao AVA SIGATE.
17. Como é feito o planejamento das atividades da cpa?
Ele é realizado cotidianamente de acordo com as demandas, mas duas circunstâncias se destacam, primeiramente, antes do início do ano letivo é planejado um cronograma das principais atividades a serem desenvolvidas durante o seu decorrer, participam deste momento a CPA e os dirigentes da Instituição. Além do planejamento anual, também é realizado um roteiro de ação prévio para cada um dos processos avaliativos executados ao longo do ano. Nesse momento, são discutidos e definidos o formato e o conteúdo dos instrumentos de coleta de dados (questionários), e caso seja necessário, é realizada uma adequação das datas previstas no cronograma para sua execução. Tomam parte do planejamento individualizado das pesquisas e avaliações, os principais responsáveis pela área envolvida na ação, como coordenadores de curso, gestores de setores etc.
18. De que modo a cpa convoca os segmentos acadêmicos para participarem dos processos avaliativos?
São realizadas ações de divulgação por meio de diferentes canais de comunicação. São elaborados e-flyers específicos para cada processo avaliativo e enviados por e-mail para o público-alvo (em parceria com o Departamento de Marketing), divulgados por meio de pop-ups na plataforma SIGATE, assim como na página da CPA na Internet. São também comunicados os atores-chave do processo, como os coordenadores de curso, gestores de polo, gestores de setor, professores, tutores etc., para que possam comunicar aos seus pares, e quando for o caso, aos alunos, sobre a realização do processo avaliativo. Essa comunicação é feita de diferentes formas, seja por via oral, em um contato direto, ou por meio de divulgação nas aulas e teleaulas, e ainda, em postagens realizadas nas redes sociais da IES.
19. Quando são realizadas as avaliações?
Na Faculdade Educamais são realizadas uma vez ao ano, no final do segundo semestre letivo.
20. Qual o percentual de participação dos segmentos avaliados nos processos avaliativos da cpa?
Importante sempre mencionar que na Faculdade Educamais, a participação nas pesquisas e avaliações da CPA é facultativa, ou seja, não é obrigatória. O questionário de avaliação é disponibilizado para todos do público-alvo, mas sem obrigatoriedade de responder. Isso decorre de uma deliberação interna, considerando a relação positiva entre o papel do processo avaliativo dentro do Faculdade, a criação de uma cultura avaliativa, e a disposição do respondente em colaborar com a qualidade do ensino e serviços ofertados pela Instituição. Isso posto, a proporção de participantes nos processos avaliativos, em média fica entre 35% e 45% do público-alvo. Em avaliações feitas com colaboradores (professores, tutores, etc.), a participação é maior e mais constante, geralmente por volta de 70%; já nos procedimentos realizados com os alunos, a representatividade é menor e mais variável, oscilando entre 20% e 60% do público-alvo.
21. Como são apresentados os resultados de uma pesquisa?
Realizada a etapa de coleta de dados é iniciado o processo de organização, tabulação e análise, esse trabalho resulta em um RELATÓRIO GERENCIAL, no qual são apresentados todos os resultados do procedimento avaliativo, como também, uma análise dos dados coletados ressaltando as potencialidades e fragilidades do objeto da investigação. O relatório contém uma contextualização dos resultados propiciando a interpretação correta dos resultados obtidos. Nos relatórios gerenciais, os dados são agregados de acordo com a necessidade de cada processo avaliativo, sempre são expostos, os resultados agregados de toda a IES e por curso; e dependendo do caso, os dados também são segmentados por docentes, disciplinas e polos. Para a maioria das avaliações são gerados “Painéis de Indicadores” (dashboards) que permitem a visão dos resultados sob várias óticas, além das anteriormente citadas nas segmentações. Esse painel é uma ferramenta visual que apresenta informações de forma clara e objetiva por meio de gráficos, tabelas, mapas e outros recursos, permitindo ao usuário explorar os resultados tendo uma visão ampla ou específica. No caso das repostas das questões abertas, é elaborada uma compilação dos comentários, segmentados por cursos, assim como é elaborado um “Painel de Comentários” com várias possibilidades de segmentação.
22. De que modo a cpa divulga seus resultados?
Finalizados os relatórios gerenciais, eles são inicialmente repassados por e-mail para os dirigentes da IES e aos gestores das áreas avaliadas. Os Documentos também são disponibilizados em uma pasta em drive institucional (pasta “CPA-RELATÓRIOS”), na qual a CPA mantém um acervo de toda a sua documentação para consulta permanente dos gestores da IES. Os Resultados das pesquisas são divulgados para o público interno por meio do campo da CPA no AVA SIGATE.
Coordenador da CPA da Faculdade Educamais (cpa@faculdadeeducamais.com.br)