• ENFERMAGEM
  • DIREITO
Home • Notícias
EaD: Você ainda vai estudar a distância.
13/08/2018
Uma em cada quatro buscas no site Quero Bolsa são para cursos a distância. Conheça as vantagens e os desafios do EaD.

Cursar Marketing na modalidade EaD (Ensino a Distância) não estava nos planos do jovem Wellington Duarte. A decisão de migrar de um curso presencial para o curso em plataforma digital foi tomada por motivo financeiro. “Tudo começou quando eu não estava conseguindo pagar a mensalidade do curso de Publicidade e Propaganda. Percebi que iria levar o dobro do tempo para me formar e declarar falência por causa dos valores”, revela o estudante que também se mostrava insatisfeito com o perfil do curso presencial.

As ideias sobre o EaD

Alvo de preconceito por parte de muitos estudantes, os cursos EaD ainda precisam ser compreendidos. “Eu achava que não proporcionava o mesmo valor de uma formação presencial. Também acreditava que ela não era bem-vista pelo mercado. Descobri na prática que estava errado”, admite Wellington. Quando foi buscar seu emprego na área para a qual estudava, o rapaz percebeu que as empresas não perguntam qual foi a modalidade escolhida pelo profissional para se qualificar. De fato, o processo seletivo composto por testes e entrevistas comprovam ou não a qualificação técnica. O diferencial na hora da contratação são habilidades pessoais para trabalhar em grupo, superar dificuldades e a proatividade, características que os estudantes de cursos a distância têm de sobra. A preocupação com o preconceito por ter estudado a distância também desaparece ao saber que os diplomas são exatamente iguais, ou seja, não há nenhuma referência à modalidade de ensino no documento que comprova a conclusão do curso.

“Além disso, se você fizer um tecnólogo de dois anos, como eu estou fazendo, você poderá seguir para uma pós-graduação em uma faculdade presencial. Portanto, em quatro anos você será pós-graduado."

Autonomia e disciplina

O aluno de graduação EaD tem que ser mais disciplinado e comprometido com seu próprio aprendizado. Isso estimula o desenvolvimento de uma característica muito valorizada no mercado e trabalho, a proatividade. O que faz com que, na prática, o aluno seja mais independente e não espere de braços cruzados por ajuda ou resultados.

Cursos Já Visitados
Faculdade Educamais nofacebook