EAD cresce em ritmo maior do que o ensino presencial.
13/08/2018
Pesquisa da ABMES mostra que 44% dos entrevistados optariam por essa modalidade.

A educação a distância cresce em ritmo mais acelerado do que o ensino presencial e já é opção para quase metade das pessoas que buscam uma graduação. Pesquisa divulgada da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) – que representa grande parte do ensino superior particular do País – mostra que 44% dos entrevistados optariam por essa modalidade, enquanto 56% dizem que preferem o ensino presencial.

Nesse ritmo de crescimento, o Brasil terá mais alunos estudando a distância que nas salas de aula tradicionais em 2023. A pesquisa mostra ainda que, se informados de que os cursos a distância podem ter etapas presenciais, a aceitação aumenta para 93% dos estudantes pesquisados.

Para os 7% restantes, ainda há um desconforto em ter a maior parte das aulas pela internet. Outro ponto destacado por esses alunos que não optariam pela EAD é a percepção de que o mercado de trabalho ainda não valoriza adequadamente a qualidade desses cursos.

Fonte: PEGN