Alunos de ensino a distância dão dicas de estudo: foco e disciplina
17/08/2016
Dicas importantes para ter mais foco e disciplina. Algumas opiniões importantes de quem já realizou cursos em Ead.

Nadine Cardoso, de 22 anos, cursava ainda o primeiro período da faculdade presencial de Publicidade, no início do ano passado, quando decidiu começar a estudar Pedagogia. Como não queria largar a graduação já iniciada, resolveu conciliar com uma segunda graduação à distância. Não demorou muito para ela perceber as diferenças da nova modalidade.

“ É preciso ter muita disciplina. Se você não programar um tempo para estudar e deixar correr os prazos, acaba se enrolando ” diz.

Disciplina é praticamente um mantra entre os estudantes à distância. É a contrapartida exigida diante da liberdade que o modelo oferece.

“ É claro que cada pessoa desenvolve seu método, mas é importante que o estudante seja organizado. Se for preciso, pode anotar numa agenda, no smartphone... Seja como for, isso é fundamental ” alerta Carla da Silva, formada em Turismo, curso feito à distância, pela Unirio.

Para Giuliana Pimentel, diretora acadêmica de Educação a Distância da Universidade Veiga de Almeida, a modalidade proporciona, além do conteúdo didático, o desenvolvimento de habilidades nos estudantes.

“ O mundo de hoje exige protagonismo individual em qualquer circunstância. Ter iniciativa, ser capaz de construir opiniões e sintetizá-las, organizar o pensamento frente a um bombardeio de informações. Isso acaba se tornando um diferencial do aluno da educação à distância ” diz.

Da mesma opinião partilha Stavros Xanthopoylos, da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed).

“ Essas competências socioemocionais são valorizadas pelo mercado. Em países como Espanha, Alemanha e Canadá, muitas empresas preferem alunos oriundos de cursos à distância por causa de características como maturidade, disciplina e responsabilidade ”.

Para quem acha que não conseguirá se adequar a esse perfil, Carolina da Silva, estudante de Administração à distância pela UFF, incentiva:

“ Qualquer pessoa pode, basta entender a autonomia do tempo. No final, quem vai cobrar é você mesmo, então não adianta tentar enrolar para fazer os trabalhos ”.

Dicas de estudo

Organize seu tempo: Apesar de ter horários flexíveis, é recomendável estabelecer hora certa para o estudo, criando uma rotina. É bom usar uma agenda para não perder compromissos e se manter focado.

Crie um ambiente: Se você pretende cumprir a maior parte do cronograma do curso em casa, crie um ambiente de estudo. Essa pode ser a solução para evitar distrações cotidianas.

Persevere: Estudar por conta própria pode ser desafiador em diversos momentos. Não deixe que a rotina cansativa tire a sua motivação. Interaja sempre com os tutores e trace metas diárias de estudo.

Pergunte sempre: Uma das vantagens da educação à distância é que você pode tirar suas dúvidas sem ficar com receio do que os outros alunos vão pensar de você. Em caso de dúvida, não hesite, recorra a seu tutor.

Não deixe para amanhã: Deixar os trabalhos para a última hora é uma péssima estratégia nos cursos à distância. Além de ter grandes chances de você produzir um trabalho de menor qualidade, nunca se sabe quando sua internet vai cair ou seu computador vai dar aquela travada. Para não perder o prazo, é melhor se adiantar.

Recompensa: Depois de alcançar alguma meta importante, como atingir uma boa nota em uma prova, ou terminar um longo trabalho no prazo definido, dê uma recompensa a si mesmo. Pode ser algumas horas de descanso, uma guloseima que você estava evitando ou até mesmo um presente. Isso ajuda a manter a motivação.

Fonte: Extra - Globo.com